Visualizzazioni totali

lunedì 27 agosto 2012

Esboço do texto da Pachamama Qualqueer no Tubo de Ensaio neste fim de semana

Olha pra Pachamama, cheira a Pachamama, roça na Pachamama.
Com suas mangas na estação e seu porrete de condão
A pachamama é onde cagas, onde cospes, teu chão.
Teus ossos, tuas fezes e tudo vê
É tua morada, teu sustento, teu remanso e teu lamento
O chão pare a árvore, pare a grama, pare o arbusto, pare a água, pare o passarinho, pare tu, pare a rã, pare com a rã, com tu, com o passarinho, pare o lagarto, para o pó, pare a montanha, pare teu desfiladeiro
O chão também tem direitos. Ele te segura pelo pé.
-----
Eu sou a deusa que roça em você, eu crio porque roço, eu sou a roça, eu te roço, vem roçar
Estou nos que se arrastam, nos que voam, nos que nadam, tudo roça em tudo. Não adianta você esconder tudo debaixo da tua pele, a tua pele roça.
Rã, cobra, jaguar, condor, onça, alpaca, teu precipício da latinidade no beco do Tihuantinsuyo
É o tempo de Challa, Challaco, ch´allay, ch´allakuy – alimentem o chão, joguem ao chão, nutram o chão. Agosto, é tempo de alimentar o chão.


Ecuador:
"La naturaleza o Pacha Mama, donde se reproduce y realiza la vida, tiene derecho a que se respete integralmente su existencia y el mantenimiento y regeneración de sus ciclos vitales, estructura, funciones y procesos evolutivos" artigo 71, constituição do Ecuador
NOSOTRAS Y NOSOTROS, el pueblo soberano del Ecuador
RECONOCIENDO nuestras raíces milenarias, forjadas por mujeres y hombres de distintos pueblos,
CELEBRANDO a la naturaleza, la Pacha Mama, de la que somos parte y que es vital para nuestra existencia,
sumak kawsay
Bolivia:
En tiempos inmemoriales se erigieron montañas, se desplazaron ríos, se formaron lagos. Nuestra amazonia, nuestro chaco, nuestro altiplano y nuestros llanos y valles se cubrieron de verdores y flores. Poblamos esta sagrada Madre Tierra con rostros diferentes, y comprendimos desde entonces la pluralidad vigente de todas las cosas y nuestra diversidad como seres y culturas.(...)
Cumpliendo el mandato de nuestros pueblos, con la fortaleza de nuestra Pachamama y gracias a Dios, refundamos Bolivia.
Abya Yala


A pachamama também vota
Onde está a urna?
Ela também é parte deste continente
É chão deste continente
Também tem sua opinião
A pachamama veio demandar sua parte, com seus decretos,com seus caprichos, com seus maltratos

A pachamama te sente, te mede. Como uma tsunami mede a vulnerabilidade das cidades, a lava mede a resistência dos prédios à liquefação, as ondas de calor te atravessam com raios ultravioletas. A pachamama tem muitas caras, tem muitos braços. Como teu chão. Chão de areia, chão de grama, chão de concreto, chão de esgoto. Não adianta te trancares sozinho nos quartos escuros que a Pachamama fica presa com você. Tem um braço dela em cada quadrante do mundo. Nos corpos pelados. Nas pátrias. Nos quartos de despejo. Nas veias abertas da América.
O antropoceno é edipiano. O medidor vira medida. A pachamama usa teus detritos para formar outro braço, outra camada de pó, ela te vira em pó.
O antropoceno também acaba.
O planeta te sente. Você é o neurônio da Pachamama.
Você é o voto da Pachamama.
Os organismos individuais não somente se adaptam ao ambiente fisico, mas, através da sua ação conjunta nos ecossistemas, também adaptam o ambiente geoquímico segundo as suas necessidades biológicas. Desta forma,as comunidades de organismos e seus ambientes de entrada e saída desenvolve-se em conjunto, como os ecossistemas. A química da atmosfera e o ambiente físico da terra são meu corpo. Meu corpo diferente de qualquer outro planeta.
Pachamama
Sou Gaia (James Lovelock). Ou sou Medeia (Peter Ward)?

Nessun commento: